Ser você mesma nunca será uma má escolha.
Sim, há momentos em que ser você pode parecer cansativo — “too much”, como dizem - as sensíveis que o digam. Mas ainda assim, nunca será algo que você vá se arrepender de ser.
Existe uma diferença enorme entre aprender a se resguardar, lapidar suas emoções e escolher suas batalhas, e simplesmente se apagar ou se transformar em algo que não condiz com a sua essência só para atender às expectativas ou conforto dos outros.
Recentemente, enfrentei mais uma vez um medo que poucos entendem (inclusive eu mesma), mas que é muito real para mim. Um medo que, para muitos, pode parecer bobagem, frescura, exagero — mas que, para mim, representa anos e anos de exercício de autocompaixão e resiliência: dormir fora de casa.
Já compartilhei muitas vezes sobre o meu processo com a ansiedade. Isso não é novidade pra ninguém — e já não é mais motivo de vergonha, embora às vezes ainda seja motivo de cansaço.
Quem já sentiu o peso de lidar constantemente com algum traço da própria personalidade ou com um padrão repetitivo interno sabe do que estou falando. É um desgaste que nem sempre dá pra explicar.
Quando esse medo reapareceu, me senti boba, frágil — pequena. E me peguei repetindo uma frase que fazia muito tempo que não saia da minha boca: “odeio ser assim”. No mesmo instante, algo dentro de mim disparou um alarme e instantaneamente eu bloqueei aquele pensamento. É nessas horas que percebo o quanto os anos de autoconhecimento, estudo e prática realmente fizeram a diferença em mim. Aquilo que antes era um pensamento corriqueiro, hoje soa como um palavrão impensável.
“Como assim você odeia ser assim? Você pode não gostar do que está sentindo nesse exato momento, mas dizer que odeia quem você é? Isso é inadmissível.” - responde Maria Clara à Maria Eugênia (se você não pegou a referência, recomendo voltar à última edição da newsletter para conhecer essas duas figuras).
Me feri muito mais ao me dizer aquilo do que pelo simples fato de estar enfrentando de novo esse medo antigo.
Sim, você pode — e deve — querer mudar algo em si mesma. Mas essa mudança nunca vai acontecer de forma verdadeira e sustentável se for guiada pela repulsa. Ela precisa nascer do amor, da compaixão por si mesma.
Talvez esse traço que hoje você não admire tanto também seja uma fonte de bênçãos.
No meu caso, por exemplo, ser uma pessoa que sente muito me leva a viver alguns conflitos internos como: me frustrar com pessoas nas quais me entrego demais, me iludir com romances que só aconteceram na minha cabeça e/ou confiar com uma intensidade que nem sempre vale a pena.
Mas, ao mesmo tempo, é essa mesma sensibilidade que me permite traduzir sentimentos em forma de escrita, enxergar beleza onde poucos veem, e criar conexões profundas com pessoas.Talvez ser boba seja mesmo uma das melhores coisas do mundo.
Talvez ser inteira — mesmo que dê trabalho — ainda seja o único caminho possível para quem quer viver de verdade.Talvez ser você seja a resposta que você tanto busca.
Com carinho, Fê Vilarrodona. ❤️
BEM-ESTAR - namastê & bem-estar & autocuidado* 💜🧘♀️
O quanto o bem-estar tem sido uma prioridade na sua vida? 🤔 No dia 21/06 foi celebrado o Dia Internacional da Ioga, uma prática milenar e com raízes na Índia antiga que, entre exercícios de movimento, meditação e respiração, tem como principal objetivo gerar uma conexão entre mente e corpo - e isso tem tudo a ver com wellness.
De acordo com especialistas, a ioga tem o poder de alterar a composição do cérebro e aumentar a nossa massa cinzenta. 😵 Mas os benefícios vão muito além, pois englobam corpo, mente e as emoções 👉 melhora na força, flexibilidade e condicionamento, prevenção de lesões e de doenças como o Alzheimer, redução do estresse, ansiedade e depressão, entre muitos outros.
Atualmente com diversos tipos, a ioga é uma prática de bem-estar que pode fazer muita diferença na rotina corrida e atarefada, pois nos convida ao momento presente. A Netshoes é uma marca comprometida com o incentivo ao bem-estar. Com uma página toda dedicada a produtos do setor, fica fácil de encontrar os que melhor atendem às nossas necessidades - que são bem particulares!
Aqui vai uma curadoria especial do time Escuta Ela:
para dar o pontapé na prática 🧘
para o conforto que o momento pede ✨
para o pré ou pós ioga 🤤
Tem vontade de iniciar a prática? Que tal começar neste evento aqui?! Aproveite para fazer bem a você mesma e aos animaizinhos que aguardam uma família! 😺💜
LIFESTYLE - pé na grama é o novo luxo? 🏠
Quando falamos de moradia, o luxo está deixando os prédios mais altos da cidade para habitar… O campo! De acordo com dados do mercado imobiliário de luxo, a procura por propriedades rurais de alto padrão cresceu 35% nos últimos três anos entre compradores com patrimônio superior a R$ 10 milhões. 🌵
Os hectares no interior estão se tornando o novo objeto de desejo dos milionários, que veem na vida no mato o seu novo refúgio regado à privacidade e exclusividade. Mas essa mudança vai muito além de uma mera busca por bem-estar: o campo oferece uma sensação de mais segurança, acesso aos espaços de lazer dentro do próprio terreno, além de um investimento estratégico para o presente e o futuro. 🤑
Quer entender melhor? Leia aqui.
COMPORTAMENTO - os mais criativos do mundo? 🦁
Sim, o Brasil é o país mais criativo do mundo - segundo o Cannes Lions, que, neste ano, instituiu o prêmio Creative Country of the Year e o Brasil foi o primeiríssimo país a recebê-lo. 😍 O título nos reconhece como uma potência criativa global, o que fortalece o posicionamento cultural e econômico, além de promover talentos emergentes e estimular as novas gerações de profissionais. Em 2024, o Brasil voltou ao 2º lugar mundial no ranking global de criatividade, a melhor marca atingida em uma década.
Criatividade é a capacidade de gerar novas ideias originais e encontrar soluções inovadoras para os problemas. Ela se manifesta de diversas formas e em universos distintos: na ciência, tecnologia, na arte e, claro, no nosso cotidiano - por isso não deve ser associada somente aos grandes gênios. Todos nós podemos praticá-la em nossas vidas.✨
Viver uma vida criativa significa, por exemplo:
- novas maneiras de decorar o seu lar 🏡
- arriscar diferentes ingredientes em uma receita 🍝
- encontrar jeitos novos de executar atividades cotidianas no trabalho 💻
O quanto você diria que a criatividade tem feito parte da sua rotina?
Veja mais dicas de como ser mais criativo no dia a dia aqui.👌
bora amar seu corpo movimentando ele!*
baita kit, tudo em um lugar só
boatos que é delicioso na pele
sem desculpas para não treinar em casa
isso aqui é um achado, hein…
clube das gostosas, sim.
Sabe aqueles momentos onde tudo que você precisava era um guia para lidar com certos desafios da vida? Neste episódio do Escuta Ela Podcast, compartilhamos com vocês três capítulos especiais do livro "Para você ler quando...", da Dra. Julie Smith. Um guia gentil e prático para aqueles momentos em que a vida parece difícil demais.
Ah, inclusive, vamos ler esse livro juntinhas no Clube da Escuta e com a participação de uma psicóloga! Teremos dessa vez três encontros online ao vivo, sempre às 20h, com a participação especial da psicóloga Airyn, que vai nos acompanhar nessa travessia com acolhimento, profundidade e troca. ❤️📚
Oie, Ju do Escuta Ela aqui! 👋
Hoje vim aqui contar uma experiência incrível que vivi na semana passada: O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton - Caminho de Luzes! A Experiência imersiva sobre o universo de Tim Burton veio de Nova York para São Paulo, e um dos pontos mais especiais é a localização: o Jardim Botânico de São Paulo.
O primeiro horário é 17:45, pois é necessário esperar que escureça. Quando entramos, seguimos uma trilha iluminada, que passa pelo universo de Jack Skellington, Sally e Zero, onde cenas icônicas foram recriadas com detalhes impressionantes, desde a célula de Halloween Town até o Castelo de Oogie Boogie, com muitas projeções e esculturas 3D.
É um passeio de mais ou menos 1 km, e leva de 45 minutos a 1 hora, com uma experiência sensorial única, efeitos de luz e fumaça incríveis em meio a toda a vegetação do jardim, você se sente totalmente em outro universo, valeu muito!
Foi tudo muito organizado e o estacionamento é bem na entrada, mas já se planeje pra pegar muuuito trânsito e desembolsar um bom valor para estacionar 😅. Ainda assim, recomendo demais, foi muito diferente de qualquer outra exposição que já fui na vida.
carta aberta às mulheres de 30 (e poucos ou muitos)
não sei você, mas assim que cheguei aqui nessa idade onde o 3 protagoniza o conjunto de números, percebi que praticamente nada do que idealizei pra mim aconteceu e precisei recalcular completamente a rota.
mentoro muitas mulheres da nossa idade que estão transicionando de carreira, querendo mudar de país, se divorciando ou descobrindo que querem casar, sendo mães ou descobrindo que não desejam isso…
as mulheres de 30 estão descobrindo quem são.
não sei pra você, mas os meus 20 anos foram de pura experimentação. trabalhei com diversas coisas, conheci diversas pessoas, testei meus limites, mudei de ideia… e todos esses passos me trouxeram aqui.
hoje, aos 34, eu tô no caminho de encontrar o que me contempla. não me importo mais com muitas coisas, e muito mais com outras tantas. o que antes queria com afinco, hoje não faz sentido. e eu sei que desapegar de ideias, versões e desejos passados é um processo desafiador. parece que estamos nos traindo ou desistindo da gente, né? mas não estamos.
estamos seguindo os instintos e desejos da protagonista da vez.
ela pode não ser tão divertida, destemida e descolada quanto a de 20, mas se você permitir que ela te mostre quem você se tornou, talvez você encontre ainda mais admiração em ser aqui-agora.
talvez você descubra desejos e se jogue para viver aventuras por inteiro: sem a intensidade irrefreada, mas com a presença que só uma mulher adulta consegue experimentar.
“30, a idade do sucesso!”, já diria aquele filme que a gente ama, mas não se apegue na ideia de que sucesso é dar check em todas as áreas da vida. sucesso é estar em paz com suas escolhas e respeitar o tempo.
mude de casa, de trabalho, de país, de vida. não tá nem um pouco tarde. descubra o que os 30 te contam sobre você. a vida adulta (que vai muito além de boletos) começou agora. as rédeas estão nas sua mãos. vá encontrar o seu desejo! é tempo.❤️🔥
E se o verdadeiro amor das nossas vidas forem as nossas?
Quem nasce mulher ouve a vida inteira a chatice que é ser mulher: menstruar, depilar, pitis, dramas, confusão, salão de beleza, briga de amigas, a incessante busca pelo tal principe encantado, o relógio biológico apitando a cada novo ano de vida comemorado, sexismo, parir um bebe, e ainda ser considerada o sexo frágil… Enfim, os motivos pra odiar ser mulher são postos na mesa desde que a gente começa a entender frases de baixo grau de complexidade.
Sempre amei ser mulher. Quer dizer, não há um dia que passe desde meus 16 anos em que eu não pense sobre algo que eu queira mudar no meu corpo, o pai dos meus filhos que um dia vai chegar, eu vestida de noiva, minha próxima viagem, e se eu vou dar conta da dor do parto. E tenho certeza que 99% das mulheres que me rodeiam também tem esses pensamentos diariamente. Que tristeza foi crescer com a Disney 😵💫
Anyway. Ser mulher é uma delícia e eu hoje to aqui pra colocar pra fora a sensação de casa e aconchego que a gente sente dentro de um grupo de amigas íntimas.
E porque isso tem a ver com ser mulher? Porque acho impossível um homem se sentir do jeito que a gente se sente quando tá rodeada de amigas. Amigas íntimas, irmãs de coração, que ao mesmo tempo são colo, carinho nas costas, massagem nos pés e as vezes abraço mais acolhedor que de mãe e pai são também seu lado mais racional. São parcimônia nas decisões mais certeiras e um empurrão nas mais malucas. E vice versa, claro. São bronca, são ‘calma Leticia, respira’.
As minhas me conhecem como ninguém. Aos 30 colho os frutos dos meus cultivos de uma vida inteira. Amizade de longa e curta data. Em um ano tão atípico e maluco na minha vida, meu maior desafio tem sido aterrar. Voltar pra casa e estar feliz em casa. Na minha cidade, no meu quarto, na minha rotina.
No começo do mês surgiu o convite e conseguimos juntar 7 meninas pra conhecer as origens da Isa. Isa, figura rara, de energia solar contagiante, e voz doce com sotaque do interior q derrete nosso coração. Fica aqui de novo um obrigada pela acolhida!
Sem saber, era tudo que eu precisava. Voltar a me sentir em casa, acolhida, reconhecida, ouvir as minhas histórias pelas vozes de quem eu amo.
Eu ri de fazer a barriga doer por 4 dias. Eu senti o coração quente pelas memórias que a gente criou. Eu ouvi e reouvi os contos de quem eu amo. Eu agarrei cachorros 24h por dia com minhas amigas que também são viciadas em cachorro. Eu enchi a pança de vinho, comida boa, e bolo folhado até dizer chega e aparecer o próximo balde de pão de queijo na minha frente. Eu coloquei a criatividade e a intuição à prova. Eu agradeci tudo isso pra um pôr do sol mágico.
Eu descubro e redescubro minhas versões com quem eu amo.
Meu lado favorito e meu lado menos legal.
Tudo vem à tona quando to feliz e rodeada de casas.
Eu voltei pra casa quente.
Feliz de estar em casa.
Orgulhosa de ser mulher.
Afinal, quando 7 meninos vão se apertar em um único sofá pra ficarem quentinhos e garantir um carinho comunitário regado de vinho, katy perry e risada?
Desculpa, ser menino deve ser horrível.
E no fim, é isso. Mulher passa a vida esperando o tal príncipe encantado chegar. O prometido. O salvador da pátria. A razão do nosso viver. O futuro da nossa vida.
No fim, os amores da minha vida já chegaram. Quer dizer, as amoras né.
Minhas mulheres, gatas pra kc7, inteligentes, engraçadas, carinhosas, fortes.
Se não é assim que você descreve o amor da sua vida, tá na hora de rever suas companhias 🤪
Vem se chocar com a gente aqui 😶🌫️
Séries curtinhas para devorar no horário de almoço 📺
Para quem quer aprender mais sobre perfumes ✨
Que tal leituras que falam de amizade? 🫂
O fofurômetro explodiu com isto aqui 🥹
Que tal enviar um texto seu para sair na nossa news?
Quer anunciar sua marca por aqui?
Entre em contato com a gente: news@escutaela.com
*conteúdo pago
Amei, mto inspirador, tbm passo por esses momentos, msm tendo deixado minhas crises de ansiedade lá atrás.