Crescer dói mesmo.
Às vezes, é difícil aceitar que, com o passar do tempo, não somos mais as mesmas.
É doloroso perceber que certas coisas, que um dia fizeram tanto sentido, agora simplesmente não se encaixam mais na nossa realidade. Esse processo de transformação é muitas vezes acompanhado por uma sensação de perda e desconforto. Sim, é complicado, porque todo corte, por mais necessário que seja, causa incômodo.
Crescer é desconfortável, ponto.
No entanto, precisamos aceitar e abraçar o fato de que, assim como a natureza, estamos em constante transformação. O tempo é uma força incontrolável que nos molda e nos força a nos adaptar conforme a dança que ele propõe. Por mais amedrontador que isso possa parecer, já que não temos controle algum, não é algo a ser temido, mas sim abraçado - é a beleza da vida, né?
Uma lagarta, por exemplo: ela pode até lamentar o tempo que passa em seu casulo, talvez com a falsa ideia de que tinha mais liberdade antes, mas se ela não se permitisse passar por esse processo, jamais descobriria sua capacidade de voar. Cada fase tem um propósito, um valor que, no momento, pode parecer confuso ou doloroso, mas que no final, revela uma beleza e liberdade que antes eram inimagináveis.
Da mesma forma, algumas pessoas terão dificuldade em aceitar a sua evolução. Elas podem preferir versões antigas de você, que talvez lhes fossem mais confortáveis ou "mais fáceis". Mas lembre-se: você não está aqui para agradar a todos.
A evolução não se trata apenas de mudanças externas, mas sim de revisões internas dos seus valores, princípios e até “contratos” nas suas relações. O crescimento é o caminho, e é nele que moram as maiores descobertas.
Então, a próxima vez que a vida te convidar para crescer e se transformar, agarre essa oportunidade sem medo - ainda existe muito de você para amadurecer e transbordar para o mundo.
Com carinho, Fê Vilarrodona. 🤍
Quer uma playlist gostosa pra acompanhar a leitura?

BEM-ESTAR: pare agora mesmo de buscar sua melhor versão 👻

É isso mesmo que você leu. 😬 Na sociedade moderna, fazer mais e ser cada vez melhor são cobranças diárias que nos tiram o sono, a paz e, principalmente: a nossa capacidade de simplesmente aproveitar a vida no presente. E a conta pode chegar em forma do chamado burnout do aperfeiçoamento, um processo silencioso de exaustão que provoca sintomas como falta de realização, fadiga e cansaço - apesar de todo o esforço feito pela pessoa. 🥵
Esse tipo de burnout pode estar disfarçado pelo desejo de crescimento, o que, apesar de genuíno, pode custar a sua saúde física e mental. Se estamos em uma constante busca de aperfeiçoar a nós mesmas, em que momento finalmente poderemos aproveitar tudo aquilo que já somos e conquistamos até aqui? Bora pensar nisso. 💭
Veja aqui três dicas para lidar de forma mais saudável com seu desenvolvimento pessoal. 💛
RELACIONAMENTOS: e hoje em dia, como é que se diz “eu te amo”? 💘

Cadê as últimas românticas? Uma pesquisa do app Bumble divulgada em novembro de 2024, que envolveu mais de 40 mil indivíduos das gerações Z e Millennial, indicou que o romance estará em alta em 2025 👀 Mas a novidade é que esse grupo está valorizando as pequenas demonstrações de afeto no dia a dia, o chamado micro romance. O resultado da pesquisa ainda aponta para algo curioso: 86% das pessoas entrevistadas afirmam que demonstrar amor inclui comportamentos como enviar memes ou playlists. 🤭
Essa volta do romance, de acordo com a psicanalista Ana Suy, é uma tendência atual que surge como resposta à onda de independência que vivemos nos últimos anos. Isso porque uma geração sempre vai reagir ao que a geração anterior tentou passar. Curioso, né? Veja aqui o que dizem algumas mulheres que já viveram os tais micro romances.
Seria o micro romance o novo nome para as tais migalhas emocionais? 🤐 Estamos de olho.
SAÚDE FÍSICA: trocando seis por meia dúzia 🫣

Apesar de proibido e com danos comprovados à saúde, o vape segue sendo uma grande modinha entre os adolescentes. 🚬 No Brasil, a importação, a propaganda e a venda de cigarros eletrônicos é proibida pela Anvisa desde 2009, mas basta estarmos em um rolê para avistarmos inúmeras possibilidades ao nosso alcance. O que inicialmente surgiu como uma alternativa mais segura ao tabagismo tradicional se mostrou ainda mais nocivo com o passar do tempo. 🚨
A diversidade de sabores, o design tecnológico, o marketing agressivo e a praticidade do produto têm atraído cada vez mais adeptos. Mas a falsa sensação de segurança do cigarro eletrônico disfarça o fato de que ele pode ser mais danoso à saúde que o tabaco, presente no cigarro tradicional. Ambos apresentam riscos à saúde e a melhor alternativa, portanto, é passar longe de todas as opções, evitando problemas cardíacos, pulmonares, câncer, entre outros. 😵💫
Se você conhece um adolescente que usa cigarro eletrônico e precisa de conscientização, sugerimos essas dicas aqui de um psicólogo sobre como criar um diálogo saudável e necessário sobre o vape.






doces funcionais de dar água na boca!


Que tal dar aquela refrescada nesse calor com essas opções de saladas super práticas e saborosas?!🥗
Reunimos aqui receitinhas deliciosas que vão desde a clássica Caesar até opções vegetarianas e mediterrâneas para você variar o cardápio! 🌿
Todas são fáceis de fazer e perfeitas para um almoço leve ou jantar refrescante.
Já salva esse post para ter sempre essas opções quando precisar! 💚
Nossa conversa continua lá no Instagram :)


Olá, Escutelers! Como estão as leituras por aí? Você tem lido livros escritos por mulheres?
Para mim, ler mulheres é libertador. A experiência de se enxergar em protagonistas faz com que a gente não se sinta tão sozinha nas nossas dúvidas, anseios e dificuldades. Além disso, traz uma boa dose de coragem e inspiração para escrevermos a nossa própria história.
Pensando nisso, na edição de hoje eu selecionei 3 livros bem inspiradores, com mulheres de diferentes épocas e contextos que têm muito a nos ensinar.
📖 A trança, Laetitia Colombani
A história de 3 mulheres em diferentes continentes se entrelaça, trazendo protagonistas que se recusam a aceitar o destino que lhes foi imposto. Um livro curtinho e fácil de ler, mas extremamente lindo e arrebatador!
📖 Em busca de mim, Viola Davis
A autobiografia da Viola Davis é uma leitura muito especial. Ao compartilhar os traumas e dificuldades da sua vida, ela traz uma reflexão sobre a cura da criança interior e a importância de reconhecer a coragem da própria trajetória. Forte e emocionante!
O meu clássico favorito da vida! Me lembro de pensar: se a Jane Eyre, uma mulher no século XIX, teve a coragem de ouvir os seus desejos e buscar a sua liberdade, por que eu não poderia? Uma jornada muito inspiradora, tanto da protagonista, quanto da autora. E não é difícil de ler, viu? Pode ir sem medo.
Depois me conta lá no @amandolivrosoficial se você gostou das indicações? Vou adorar saber! ✨



Reflexão à mão livre
Seríamos nós a geração impaciente?
Há um senso inegável de imediatismo. Acredito que se deva, principalmente, ao combo: celular e internet.
Nossa capacidade de atenção está limitada a frases e a vídeos curtos.
A paciência é uma virtude, cada vez mais, escassa.
Sem ela, nos revelamos imaturos chatos.
Convido você, leitor, a curtir mais o processo do que a ansiar pelo desfecho.
Garanto que a calma renderá brindes, como esta reflexão e a maturidade.
Escrito num domingo ao som do vento nas árvores.

Tem alguma história inspiradora que te aconteceu e você quer compartilhar? Envie seu texto para: news@escutaela.com

O que tem achado das nossas edições?
Quer anunciar sua marca por aqui ou enviar seu feedback?
Clique aqui para orçamentos: news@escutaela.com

